top of page

5 Destinos de paz e tranquilidade no Brasil

Está pensando em um lugar tranquilo para as próximas férias, longe do agito? Separamos algumas opções de diferentes regiões para você passar dias de sossego e paz.

1 - Penedo RJ

Este é um distrito de Itatiaia(RJ) que surgiu da chegada os imigrantes finlandeses em 1929. Eles ainda mantém muitas tradições da cultura daquele país (Museu Eva Hilden), marcado na culinária, arquitetura e nos costumes locais. Possui mais de 3 mil habitantes, o que aumenta bastante na época do natal, que é a época onde a cidade mostra todo seu encanto e tradição. A parada obrigatória é a Casa do Papai Noel, que fica no centro de Penedo, ela foi toda inspirada na arquitetura da Finlândia, e encanta adultos e crianças. Lembre-se que você está na Serra da Mantiqueira, e não vai faltar opções de aventura e natureza, como visita à Serra do Alambari com cachoeiras de águas limpas que formam piscinas naturais. Você pode aproveitar e passar ali pertinho, em Visconde Mauá, que pertence à cidade de Rezende, que também vai oferecer charme e natureza preservada, você pode fazer uma cavalgada, ou trilhas pela mata. Para os amantes de aventura, uma dica é fazer Trekking pelo Parque Nacional do Itatiaia, com uma área preservada gigantesca, o parque foi o primeiro a ser delimitado no Brasil e hoje conta com milhares de espécies de animais e uma flora e fauna impressionantes. É o tipo de passeio que vale o dia todo e que merece segunda vez. Se prefere a época do frio, é o ideal para entrar no clima, já que os termômetros chegam perto de 0 ºC, o ideal para viagens românticas.

2 - Praia de Carneiros PE

A cerca de 70km de Porto de Galinhas, localizado no município de Tamandaré, a praia de Carneiros é o lugar ideal para tranquilidade, o mar de cores vivas entre azul e verde, os coqueiros debruçados na areia, e a calmaria do local pouco habitado, já que ali você encontra pousadas e casas de veraneio. Faça passeios de lancha entre os bancos de areia, ou fique à beira do mar calmo de águas mornas. Ali você encontra uma charmosa Igreja de São Benedito do séc. XVIII, que só abre aos domingos, mas vale à pena tirar uma foto na escadaria, quase banhada pelo mar.

3 - São Miguel do Gostoso RN

Uma pequena vila de pescadores a aproximadamente 100km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com um ar rústico, tem lindas e tranquilas praias, ruas de terra, uma vila de pescadores com ventos fortes que equilibram o calor, por conta do vento sempre atrai os amantes de windsurf e kitesurf. O que não vai faltar é tranquilidade e descanso em praias semi-desertas, e onde também não se pode música alta em bares e ruas, e existe uma valorização da culinária local em pequenos restaurantes. Você vai encontrar pousadas charmosas, caminhar pelas ruas tranquilas e pegar fruta no pé.

4 - Tiradentes MG

Nada mais prazeroso que andar pelas ruas estreitas das cidades históricas mineiras, quase uma viagem no tempo, ao entrar nas Igrejas, museus, e restaurantes que preservam a arquitetura do estilo Barroco. Com cerca de 10 mil habitantes Tiradentes consegue manter toda aquela tranquilidade do interior mineiro, o local ideal para ir com a família, ou mesmo para os casais, já que o local tem uma atmosfera tão aconchegante e charmosa. Ao longo do ano Tiradentes recebe vários festivais, como o Festival Gastronômico em Agosto e Festival de Vinho, Blues e Jazz em Junho, dando um pouco mais de movimento, mas ainda preservando a cultura do requinte e pouco agito. Você pode fazer um passeio de charrete, ou andar de maria-fumaça até São João Del Rey, visitar o Museu de Sant'Ana com acervo de mais de 291 imagens da santa, ali dentro tem uma cafeteria deliciosa.

Caminhando pelas ruas você vai conhecer as várias igrejas, e dentre as mais conhecidas a Matriz de Santo Antônio, que já foi cenário de novelas, entre também nas lojinhas e conheça o artesanato local que é lindo. À noite aprecie os variados restaurantes, com ótimos cardápios, como também os bares, e aos finais de semana o Show de Luzes na Igreja Matriz de Santo Antônio e o espetáculo do Concerto de Órgão.

5 - Chapada dos Veadeiros GO

A Chapada dos Veadeiros possui várias cachoeiras para conhecer, e pode até ficar em dúvida. É indicado fazer os passeios com guias para aproveitar ainda mais o destino, e ter toda segurança e tranquilidade. Para ter acesso às cachoeiras você vai andar por trilhas, algumas mais longas, subidas, mas sem dúvida o caminho até elas já traz um contato com a natureza. Você vai encontrar lindas quedas com águas cristalinas, como Cachoeira Loquinhas e Cachoeira da Lua, outras com quedas maiores como a Cacheira do Segredo e Santa Bárbara. Já a Cachoeira Almécegas é uma pintura, com várias quedas, deslumbrando com a beleza natural do local. Se você deseja entrar em contato com a natureza, e renovar as energias nas águas cristalinas este é o local ideal.

Fonte: Pinterest

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page