5 Destinos de paz e tranquilidade no Brasil

May 18, 2020

Está pensando em um lugar tranquilo para as próximas férias, longe do agito? Separamos algumas opções de diferentes regiões para você passar dias de sossego e paz.

 

1 - Penedo RJ

Este é um distrito de Itatiaia(RJ) que surgiu da chegada os imigrantes finlandeses em 1929. Eles ainda mantém muitas tradições da cultura daquele país (Museu Eva Hilden), marcado na culinária, arquitetura e nos costumes locais.
Possui mais de 3 mil habitantes, o que aumenta bastante na época do natal, que é a época onde a cidade mostra todo seu encanto e tradição. A parada obrigatória é a Casa do Papai Noel, que fica no centro de Penedo, ela foi toda inspirada na arquitetura da Finlândia, e encanta adultos e crianças. Lembre-se que você está na Serra da Mantiqueira, e não vai faltar opções de aventura e natureza, como visita à Serra do Alambari com cachoeiras de águas limpas que formam piscinas naturais. 
Você pode aproveitar e passar ali pertinho, em Visconde Mauá, que pertence à cidade de Rezende, que também vai oferecer charme e natureza preservada, você pode fazer uma cavalgada, ou trilhas pela mata. Para os amantes de aventura, uma dica é fazer Trekking pelo Parque Nacional do Itatiaia, com uma área preservada gigantesca, o parque foi o primeiro a ser delimitado no Brasil e hoje conta com milhares de espécies de animais e uma flora e fauna impressionantes. É o tipo de passeio que vale o dia todo e que merece segunda vez. Se prefere a época do frio, é o ideal para entrar no clima, já que os termômetros chegam perto de 0 ºC, o ideal para viagens românticas.

 

 

2 - Praia de Carneiros PE 

A cerca de 70km de Porto de Galinhas, localizado no município de Tamandaré, a praia de Carneiros é o lugar ideal para tranquilidade, o mar de cores vivas entre azul e verde, os coqueiros debruçados na areia, e a calmaria do local pouco habitado, já que ali você encontra pousadas e casas de veraneio. Faça passeios de lancha entre os bancos de areia, ou fique à beira do mar calmo de águas mornas. Ali você encontra uma charmosa Igreja de São Benedito do séc. XVIII, que só abre aos domingos, mas vale à pena tirar uma foto na escadaria, quase banhada pelo mar. 

3 - São Miguel do Gostoso RN 

Uma pequena vila de pescadores a aproximadamente 100km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com um ar rústico, tem lindas e tranquilas praias, ruas de terra, uma vila de pescadores com ventos fortes que equilibram o calor, por conta do vento sempre atrai os amantes de windsurf e kitesurf. O que não vai faltar é tranquilidade e descanso em praias semi-desertas, e onde também não se pode música alta em bares e ruas, e existe uma valorização da culinária local em pequenos restaurantes. Você vai encontrar pousadas charmosas, caminhar pelas ruas tranquilas e pegar fruta no pé. 

 

4 - Tiradentes MG

Nada mais prazeroso que andar pelas ruas estreitas das cidades históricas mineiras, quase uma viagem no tempo, ao entrar nas Igrejas, museus, e restaurantes que preservam a arquitetura do estilo Barroco. Com cerca de 10 mil habitantes Tiradentes consegue manter toda aquela tranquilidade do interior mineiro, o local ideal para ir com a família, ou mesmo para os casais, já que o local tem uma atmosfera tão aconchegante e charmosa. Ao longo do ano Tiradentes recebe vários festivais, como o Festival Gastronômico em Agosto e Festival de Vinho, Blues e Jazz em Junho, dando um pouco mais de movimento, mas ainda preservando a cultura do requinte e pouco agito. Você pode fazer um passeio de charrete, ou andar de maria-fumaça até São João Del Rey, visitar o Museu de Sant'Ana com acervo de mais de 291 imagens da santa, ali dentro tem uma cafeteria deliciosa.

Caminhando pelas ruas você vai conhecer as várias igrejas, e dentre as mais conhecidas a Matriz de Santo Antônio, que já foi cenário de novelas, entre também nas lojinhas e conheça o artesanato local que é lindo. À noite aprecie os variados restaurantes, com ótimos cardápios, como também os bares, e aos finais de semana o Show de Luzes na Igreja Matriz de Santo Antônio e o espetáculo do Concerto de Órgão. 

 

5 - Chapada dos Veadeiros GO

A Chapada dos Veadeiros possui várias cachoeiras para conhecer, e pode até ficar em dúvida. É indicado fazer os passeios com guias para aproveitar ainda mais o destino, e ter toda segurança e tranquilidade. Para ter acesso às cachoeiras você vai andar por trilhas, algumas mais longas, subidas, mas sem dúvida o caminho até elas já traz um contato com a natureza. Você vai encontrar lindas quedas com águas cristalinas, como Cachoeira Loquinhas e Cachoeira da Lua, outras com quedas maiores como a Cacheira do Segredo e Santa Bárbara. Já a Cachoeira Almécegas é uma pintura, com várias quedas, deslumbrando com a beleza natural do local.
Se você deseja entrar em contato com a natureza, e renovar as energias nas águas cristalinas este é o local ideal. 
 

 

Fonte: Pinterest